sexta-feira, 20 de agosto de 2010

CORRUPÇÃO NA CANABRAVA

Infelizmente fatos lamentáveis estão ocorrendo em nossa pequena, mas muito querida Canabrava.
Não existe capitalismo sem corrupção. Hoje vivemos a fase neoliberal do sistema capitalista com os políticos neoliberais nos governos.  Os patrões neoliberais donos da grande imprensa, investiram pesado na propaganda para desmoralizar as empresas estatais acusando-as de ineficiência e antro de corrupção e por outro lado promovendo o setor privado a reis da honestidade, do desenvolvimento e da eficiência. Esse engodo destruiu grandes empresas estatais brasileiras como a Telebras, Embraer, Vale do rio Doce etc... A corrupção que rolou para que os capitalistas privados colocassem suas garras nas nossas empresas públicas os historiadores ainda vão contar um dia.
Hoje o Brasil perdeu suas grandes empresas, até mesmo a Petrobras não é mais 100% estatal e o que se vê é a carestia dos produtos e a reclamação geral da ineficácia dos serviços prestados pelas empresas privatizadas.
A corrupção é cria do capitalismo que é um sistema ditado e controlado pelos patrões. Só o socialismo controlado pelos trabalhadores pode dar fim a ela.
A corrupção é novidade aqui na nossa Canabrava? Com certeza não. Já tivemos impeachment do prefeito Renato e passamos pelos terríveis tempos da ditadura militar quando quem mandava por aqui era o famigerado “Toninho Malvadeza”.
Sempre se comentava que a roubalheira rolava solta na prefeitura, mas ninguém podia fazer nada, pois, os políticos que governavam nossa terra tinham as “costas largas” ligados ao grupo do “Malvadeza”.
Se a corrupção é endêmica ao capitalismo e o Brasil é um país capitalista, qual é a novidade então?
A novidade é que nós trabalhadores na luta por nossa independência, derrubamos a ditadura militar e seu bando de velhos políticos, só que os novos políticos que formamos nessa trajetória, ao invés de avançar rumo à construção de um outro sistema político que colocasse as organizações dos trabalhadores no centro da construção de propostas para uma nova vida política, econômica, social e cultural, se enveredam por caminhos antigos junto a velhas raposas profissionais do velho capitalismo e a novidade que construíram foi uma palavra nova  para a velha corrupção que hoje se chama “mensalão”.
O mais famoso foi o mensalão do PT, aquele em que Roberto Jefferson denunciou e que derrubou Zé Dirceu, Antônio Palocci e Cia. Já tivemos o mensalão do Sarney, do Renan Calheiros, do DEM de Brasília etc.. Agora, temos mensalão em nosso pé-de-serra? Esperamos que não.
As coligações eleitorais que são feitas só pensando em ganhar eleições juntando todo tipo dos piores políticos que não querem largar as tetas do dinheiro público, não se traduzem em nenhuma melhoria para a população. Esse tipo de coligação também foi feita aqui na nossa Canabrava e o PT ganhou a prefeitura, mas até agora, apesar de governar o estado e o país, não tem se mostrado capaz de resolver nenhum dos nossos graves problemas, inclusive, o da corrupção.
É lamentável que o nome de Uibaí esteja em todas as manchetes das emissoras de rádio regionais por suspeita de corrupção na prefeitura. Os fatos são conhecidos de todos e nos sentimos profundamente chateados ao ver nomes de trabalhadores que sempre batalharam para sobreviver, envolvidos em suspeita de coisas irregulares.
Achamos correta a atitude do prefeito em fechar os setores envolvidos (contabilidade, tesouraria e pessoal) e na criação de comissão para apurar os fatos. Esperamos que seja dada ampla possibilidade de defesa aos acusados e que os culpados sejam punidos e os trabalhadores que forem inocentes tenham seus empregos devolvidos. Que a população não seja prejudicada com a suspensão dos já precários serviços públicos e que os servidores não tenham seus salários atrasados mais um vez.
Não concordamos com a bancada governista na câmara de vereadores que se utilizou do cômodo fato de ser maioria e barraram uma CPI naquela casa legislativa. Quem não deve, não teme é o dito popular e a democracia deve ser exercida plenamente, principalmente quando se está em maioria, não se utilizando de qualquer subterfúgio burocrático para passar um rolo compressor na minoria, mesmo porque essa minoria de hoje já foi maioria ontem e sempre se utilizou de ditadura para quem ousava divergir dela. Agora é hora de dar o exemplo e não de se utilizar de bons discursos apenas nos palanques e nas rodas de amigos.

Escrito por: Raimundo Carvalho Lopes – servidor municipal (motorista) – Membro da diretoria coletiva do SSPMU.

Um comentário:

  1. "A corrupção é cria do capitalismo"? Nossa, Raimundo, aí você tá apagando toda a história humana anterior ao capitalismo. Quer dizer que não havia corrupção no Império Romano? Na Grécia socrática? Na China Ming? No Egito dos faraós? Na Pérsia de Dario? Na Judeia da época de cristo?

    ResponderExcluir