segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

BALANÇO POLÍTICO E ADMINISTRATIVO DO SSPMU


Estamos com um ano e meio de funcionamento e qual o balanço se deve fazer de nossa curta existência, até agora? Apesar das inexperiências, desconfianças, isolamento sindical (não há outro sindicato combativo nos municípios vizinhos), conjuntura nacional de desorganização da classe trabalhadora, entendo que o balanço é positivo, pois, com todas essas dificuldades que enfrentamos, ainda assim estamos dando passos importantes no rumo da conscientização dos servidores enquanto parte da classe trabalhadora.
Neste sentido, fizemos várias reuniões e assembléias, um fórum de proposições de leis, um curso de formação sindical, uma greve da educação por 24 horas (greve de advertência) no sentido de alertar a todos os companheiros e companheiras sobre a importância da luta organizada, caminhando para nos desiludirmos das mesquinharias individuais e entendermos que os governos são os braços organizados dos patrões e que, portanto, não têm o menor interesse de resolver qualquer problema dos trabalhadores. E ainda que existam leis que nos garantem alguns direitos, eles sempre inventarão pretextos e mais pretextos para não cumpri-las. Por isso, é necessário cada vez mais organização e combatividade por parte do SSPMU.
Então, para obrigar a prefeitura a cumprir a algumas dessas leis que nos garantem alguns direitos que são frutos de lutas históricas dos trabalhadores e das trabalhadoras, o nosso advogado tem feito um bom trabalho no encaminhamento de reivindicações: adicional de insalubridade e revisão geral anual dos salários para todos e todas; elaboração de várias propostas que melhoram as condições de trabalho dos servidores para serem incluídas na lei orgânica do município; e requerimentos de qüinqüênios, licenças prêmios e outras questões individuais dos sindicalizados.
Bem assim, temos uma sede alugada com todos os equipamentos de escritório necessários para nos organizarmos para a luta e para atender também às demandas dos servidores e servidoras desse município. De igual modo, foi aprovada e sancionada a lei municipal que libera um diretor para atividades sindicais, sendo que isso deu um fôlego na atuação do sindicato em âmbito municipal. Além disso, já foram feitos vários jornais e o SSPMU também montou um blog na internet. No entanto, tudo isso não serve de nada sem o alerta pela conscientização e organização dos trabalhadores. O sindicato não é só a diretoria, a sede e seus equipamentos e nem só a assessoria jurídica, mas principalmente, a disposição e capacidade de luta do conjunto dos servidores e servidoras que devem estar dispostos a discutir os problemas e a agir organizadamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário